Rio de Janeiro
A+ A-

Notícias

Publicado em: 06/11/2011

XII Jornada Científica do Crefito-2 foi um grande sucesso

Evento do Crefito-2 no Rio de Janeiro teve como tema “Acessibilidade e Humanização”.

Profissionais lotaram o Teatro da Uerj desde a abertura do evento.

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região - Crefito-2 realizou, nos dias 29 e 30 de setembro, sua XII Jornada Científica, com o tema “Acessibilidade e Humanização”. A última edição foi há quatro anos e esta retomada marca a comemoração do primeiro ano de gestão deste colegiado do órgão, empossado em 2010.

O grande número de pré-inscritos pelo hot site do evento já demonstrava a adesão e a importância de se resgatar a Jornada, trazendo temas atuais sobre Fisioterapia e Terapia Ocupacional e promovendo o encontro e o debate entre os profissionais. Foram cerca de mil participantes presentes aos dois dias de atividades. 

O Teatro Odylo Costa, filho, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), recebeu o público que lotou suas dependências para a abertura, no dia 29. Neste mesmo local ocorreram as palestras da área de Fisioterapia. Já os temas de Terapia Ocupacional foram apresentados na Capela Ecumênica, também na Uerj. A programação foi apontada por muitos como um ponto de destaque, com assuntos bem diversificados em torno do eixo principal. Os palestrantes e mediadores de mesas-redondas foram pesquisadores e profissionais com atuação expressiva em suas áreas.

Na solenidade de abertura, a presidente do Crefito-2, Dra. Regina Figueirôa, fez uso da palavra para dar início oficialmente às atividades. Em seu discurso, saudou os componentes da mesa, as demais autoridades presentes e o colegiado do Conselho Regional, além dos profissionais, estudantes e demais presentes. (Leia mais no link Quem estava lá)

Dra. Regina Figueirôa lembrou ainda que a jornada foi em comemoração ao Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, celebrado em 13 de outubro. Ela destacou que a temática principal da Jornada, Acessibilidade e Humanização, “deve merecer a nossa atenção já que está intimamente relacionada à qualidade dos serviços de Saúde, à cidadania e à inclusão social”.

Em nome do Colegiado do Crefito-2, a presidente estendeu os agradecimentos à Reitoria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e aos funcionários e assessores do Crefito-2, homenageando ainda a memória do conselheiro Dr. José Luiz Silva Monteiro, segundo a qual “em vida tanto se dedicou às causas da Terapia Ocupacional e da Fisioterapia”.

Neste ano, a Jornada Científica também teve uma novidade. Seis Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, escolhidos em deliberação do Colegiado, receberam a Medalha de Honra ao Mérito Doutor Fernando Lemos. A condecoração recém-criada pelo Crefito-2 leva o nome do idealizador e um dos fundadores da Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR), instituição presente nas origens do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional no Brasil.

A Dra. Regina Figueirôa relembrou este importante capítulo da história destas profissões, intimamente ligada à da própria ABBR. “Fernando Lemos teve a ideia de formar um Centro de Reabilitação para tratar crianças acometidas pela poliomielite, doença que deixou seu próprio filho com graves sequelas. Aliou-se, então, a um grupo de médicos e empresários, e juntos fundaram a ABBR, em 5 de agosto de 1954. Devido à inexistência dos profissionais Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais para compor a equipe multiprofissional para o funcionamento adequado do Centro e de um processo de reabilitação eficiente, conforme modelos de outros países, os fundadores resolveram iniciar um curso com a finalidade de preparar e diplomar Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais. A primeira turma começou os estudos em 3 de abril de 1956 e teve a duração de dois anos, com horário integral. Sua primeira turma se formou no final de 1957, ano que foi inaugurado o Centro de Reabilitação”.

Os homenageados foram os Fisioterapeutas Dr. Helio Santos Pio, Dr. José da Rocha e Dr. Ruy Gallart de Menezes, que não pode comparecer e foi representado pela filha Bárbara Alonso Chevitarese, que é acadêmica de Fisioterapia. Os Terapeutas Ocupacionais condecorados foram o Dr. Marcus Vinícius Machado de Almeida, Dra. Vera Lucia Vieira de Souza e Dra. Márcia Cabral da Costa.

Todos agradeceram emocionados e fizeram questão de destacar que dedicavam a Medalha Dr. Fernando Lemos aos colegas de profissão, ressaltando que representam esta coletividade que construiu a dignidade e a história da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional.

A Conferência Magna, “Acessibilidade: Uma Questão de Direitos Humanos”, foi proferida pelo Dr. Geraldo Marcos Nogueira Pinto, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/RJ. Ele arrebatou a plateia com seu carisma e ao falar com propriedade sobre os direitos da pessoa com deficiência ao longo do tempo. O advogado, que ficou paraplégico após um acidente de automóvel em 1990, apontou: “De todos os meus problemas, o que menos me limita é a deficiência física”. Leia a entrevista exclusiva com o Conferencista no site do Crefito-2.

A Solenidade de Abertura foi concluída com uma belíssima apresentação da Escola de Circo Crescer e Viver. Inspirado na obra do mestre holandês da ilusão de ótica, Escher, o espetáculo “Passos” conduz à ideia da busca de novos caminhos, gerando deslocamentos e criando a coragem para correr riscos e partir para os próximos passos, propostas tão presentes no dia a dia de trabalho de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais.

O final das atividades foi marcado pelo já tradicional baile de confraternização. Diretoria, conselheiros e funcionários do Crefito-2, além dos profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, estiveram no Espaço Cultural Gabinete, na Lapa. Ao ritmo de DJ e banda ao vivo, todos se divertiram e celebraram suas profissões e o sucesso da XII Jornada de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Crefito-2.

Espírito Santo também tem Jornada.

De 6 a 8 de outubro, os profissionais e estudantes do Espírito Santo também participaram da VI Jornada de Fisioterapia e Terapia Ocupacional organizada pela subsede do Crefito-2 naquele estado. Em breve teremos as notícias sobre mais este evento para os Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, ocorrido na capital capixaba.
 

 
 
 
  • Imprimir este conteúdo
  •  
  • Salvar este conteúdo
  •  
  •  
  •  
  • Enviar para um amigo
  •  
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  • Compartilhar no Facebook
  •  
  • Compartilhar no Whatsapp
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

Ícone do comentário
 
Sede
Rio de Janeiro
Rua Félix da Cunha, 41
Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20260-300
Telefone: (21) 2169-2169
E-mail: [email protected]
Site: www.crefito2.gov.br


Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Subsede
Norte Fluminense
(Campos dos Goytacazes - RJ)
Rua Alvarenga Filho, 114, Sala 607
Condomínio CDT - Pelinca
Campos dos Goytacazes - RJ
CEP: 28035-125
Telefone: (22) 3025-2580
E-mail: [email protected]

Horário de atendimento:
Terças e quintas, das 10h às 16h.
Subsede
Região Serrana
(Teresópolis - RJ)
Av. Feliciano Sodré, 300, Sala 518,
Várzea, Teresópolis - RJ
CEP: 25963-081
E-mail: [email protected]

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
 
Subsede
Região dos Lagos
(Cabo Frio - RJ)
Av. Julia Kubistchek, 16, Sala 317, Condomínio Edifício Premier Center,
Centro, Cabo Frio – RJ – CEP: 28.905-000
E-mail: [email protected]

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Subsede
Baixada Fluminense
(Nova Iguaçu – RJ)
Av. Gov. Roberto Silveira, 470, Sala 227,
Centro, Nova Iguaçu – RJ
CEP: 26210-210
E-mail: [email protected]

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.